Quem nunca entrou na sala de casa, sentiu aquele cheirinho estranho vindo do tapete e rapidamente olhou para o sapato para averiguar se não havia pisado em algo na rua? Mas, nem sempre o que causa o mau cheiro em estofados e tapetes é visível aos olhos.
Normalmente, nos atentamos a restos de comidas e urina de animais ou até mesmo mofos criados pela falta de higienização correta, porém, esquecemos que tem outros fatores que podem contribuir para que esse cheirinho ruim se espalhe pelo nosso lar, gerando desconfortos e até mesmo problemas de saúde.
Continue lendo para conhecer cinco coisas “invisíveis” que podem deixar um mau cheiro no seu tapete!
Suor
Mesmo quando não estamos vendo o suor no nosso corpo, transpiramos e o fluido corporal penetra nos fios do tapete se você deixa ou se senta – o que é muito comum, especialmente se você tem crianças em casa e usa a sala para brincar.
Fragmentos de pele
Assim como o suor, a pele se renova em um processo natural do nosso corpo. Assim, não só o tapete pode ficar com fragmentos como outros estofados. Com o tempo, a vida útil do tapete é afetada.
Umidade
Derramar líquidos pode trazer grandes dores de cabeça, principalmente se o tapete não for higienizado da maneira correta. Como o tapete tem muito tecido, pode demorar a secar e a umidade pode se concentrar em alguns pontos causando mau cheiro, além de aumentar a propagação de microrganismos nocivos à saúde.
O mesmo pode ocorrer em locais frios onde chove muito, já que a umidade acumulada nos cômodos pode se misturar aos tecidos, gerando o odor parecido com mofo.
Poeira
Por estar no chão, o tapete fica ainda mais exposto à poeira dentro de casa, que é uma combinação de partículas impuras do ar, fibras de tecidos, pele de animais, fios de cabelo, esporos de fungos, entre outros.
A longo prazo, a poeira vai se acumulando nas tramas do tecido, prejudicando a estética do tapete, deixando um cheirinho ruim e ainda afetando a sua saúde e o ambiente doméstico.
Cigarro
Se tem um item dessa lista que não é tão “invisível” assim, é o cigarro. A fumaça do cigarro fica impregnada em todos os cômodos da casa, especialmente em carpetes e estofados. E tentar amenizar o cheiro com soluções caseiras pode deixá-lo ainda mais forte, além de manchar o tecido.
Como tirar o mau cheiro do tapete?
Mesmo que você cuide bem do seu tapete, é essencial a higienização profissional profunda, que retire todos os resíduos que uma limpeza do dia a dia não consegue, deixando a peça com cheirinho de nova! Além disso, a higienização prolonga a sua vida útil.
Para contar com um serviço de higienização profissional de tapete com qualidade, conforto e segurança, fale agora mesmo com um especialista da Safe Clean. Trabalhamos com produtos não prejudiciais à saúde, contribuindo para o seu bem-estar e da sua família.
Siga a Safe Clean nas redes sociais e conheça mais sobre os nossos serviços!