Saúde do idoso: seis problemas que os estofados sujos podem causar e como preveni-los

Saúde do idoso: seis problemas que os estofados sujos podem causar e como preveni-los

Os locais que mais passamos tempo com a nossa família podem ser os que mais possuem vilões para a saúde. A sala de estar e o quarto são os lugares mais utilizados e, por isso, os estofados podem esconder microorganismos nocivos, principalmente à saúde dos idosos. Isso porque eles são mais suscetíveis às alergias e suas complicações.

Neste post, contamos quais são, como prevenir essas doenças e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos. Confira!


Doenças provocadas por microorganismos:

– Rinite alérgica e asma

Presentes em estofados, tapetes, bichos de pelúcia, os ácaros são microscópicos e se proliferam rapidamente. A rinite alérgica e a asma são doenças comuns, aparecendo por meio de espirros, coceiras, corizas, olhos lacrimejantes. 


– Conjuntivite

Sim, a conjuntivite não pega apenas por transmissão humana! Uma outra forma de acontecer é a exposição da conjuntiva em ambientes fechados com ácaros, causando, assim, a inflamação nos olhos.


– Dermatite atópica

É uma alteração inflamatória crônica na pele, manifestada através de manchinhas e coceiras. A dermatite não tem uma causa específica, no entanto, possui desencadeadores que podem ser: ambientes secos, estresses emocionais, tipos de tecidos, e, principalmente, a poeira domiciliar.


– Escabiose

Popularmente conhecida como “sarna”, é possível contraí-la caso o ácaro Sarcoptes Scabiei se abrigar em sua casa. É fundamental procurar um médico se aparecerem coceiras e vermelhidão no corpo.


– Blefarite

Esse tipo de doença, assim como a conjuntivite, também atinge os olhos. É causada pelo acúmulo de ácaros Demodex Folliculorum nos cílios. Além de coceira e vermelhidão, pode vir acompanhada de  excesso de secreção e formar casquinhas.


Como prevenir essas doenças?


Se em seu lar moram idosos, o cuidado com a limpeza deverá ser redobrado já que a imunidade costuma ser mais baixa e a sensibilidade também é alterada. Os ácaros, portanto, afetam ainda mais.


– Adote uma limpeza de rotina

A poeira doméstica é uma das principais causadoras da asma e rinite alérgica. Por isso, utilize um pano úmido para fazer uma limpeza especial pelo menos duas vezes na semana. Vale para o piso e as superfícies dos móveis. A vassoura e o espanador espalham a poeira pela casa; se puder, troque pelo aspirador.


– Utilize um purificador de ar na casa e no quarto do idoso

Esse equipamento funciona através de altas temperaturas eliminando ácaros, fungos e odores, prevenindo alergias. O consumo de energia é baixo e é fundamental que fique ligado constantemente.


– Evite o acúmulo de objetos

Geralmente, idosos tendem a acumular objetos como roupas, calçados, utensílios domésticos, revistas, etc. E, com isso, acabam acumulando, também, a poeira doméstica ao guardar itens desnecessários. Para que isso não aconteça, o ideal é reduzir o número de objetos, facilitando a limpeza semanal e favorecendo a circulação do ar. 


– Tenha cuidado com os estofados e roupas de cama

O colchão e o travesseiro são campeões no acúmulo de ácaros. Utilizar a capa antialérgica é fundamental, mas os estofados também precisam ser higienizados periodicamente.

Os lençóis e fronhas devem ser antialérgicos, de preferência, e trocados semanalmente, além de serem lavados e passados com o ferro quente.



Contrate a Safe Clean


A limpeza profissional é muito importante para manter-se livre dos ácaros, fungos e bactérias. Essa é a única forma efetiva para que o seu estofado fique livre dos microrganismos que são tão nocivos à saúde.

A Safe Clean possui equipamentos e produtos que penetram profundamente nos tecidos, eliminando todos os microorganismos de forma eficiente. Além disso, trabalhamos com produtos pet friendly, seguros para as crianças, idosos e os pets.

O que achou das nossas dicas? Se você conhece outras medidas para melhorar a qualidade de vida dos idosos, compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário