É comum pensar que as crianças não conseguem fazer algo sozinhos, principalmente quando é relacionado à limpeza da casa. Com isso, os adultos subestimam a capacidade dos pequenos e acabam fazendo as atividades por eles. No entanto, se estimulados desde cedo, as crianças são capazes de fazer muito mais do que pensamos.
Neste texto, vamos falar como os filhos podem ajudar na limpeza doméstica e os benefícios. Continue lendo!
Por que estimular a criança a ajudar em casa desde cedo?
É fato que as crianças precisam viver a infância e aproveitá-la se divertindo, como também responsabilidades são importantes a exemplo da escola e as demais atividades. Diante disso, eles precisam ter tempo para cada coisa e não se sentirem sobrecarregados.
Porém, aos poucos, é possível implementar tarefas na rotina das crianças, de acordo com a idade de cada uma. Assim, elas poderão desenvolver responsabilidades e diversas habilidades essenciais para o crescimento.
Benefícios de ajudar nas tarefas domésticas:
– Noção de responsabilidade e valor do trabalho;
– Trabalho em equipe;
– Independência e autoconfiança;
– Planejamento e organização;
– Habilidades para a vida.
Ideias práticas para o seu filho ajudar na limpeza:
– Diversifique as tarefas
Cuidar da casa inteira é responsabilidade de toda a família, mas é necessário que a criança escolha o que gostaria de fazer. Portanto, ofereça opções em que ela se encaixe melhor. Seja sincero e descontraído na conversa com os pequenos.
– Negocie trocas
Se a criança for muito difícil para ajudar, uma boa estratégia é fazer trocas depois das tarefas. Por exemplo, depois que terminar de organizar os livros, poderá utilizar o videogame. Quando as atividades estiverem inseridas no fluxo diário, com certeza a execução será mais tranquila.
– Evite cobranças
Calma! A gente te explica. Em vez de cobrar constantemente, estipule um prazo e fale que se não estiver pronto até lá, você o cobrará. Essa tática evitará desentendimentos e momentos de impaciência com o seu filho.
– Quarto como responsabilidade dele
Seu filho ajudará na limpeza de toda a casa, mas o quarto poderá ser responsabilidade dele. Ou seja, de acordo com a idade, é possível estabelecer diversas tarefas como trocas de roupas de cama, limpeza do chão e dos móveis, entre outros. Dessa forma, você estará demonstrando confiança nele e ele se sentirá ainda mais responsável por tudo o que possui.
– Estipule uma frequência
Ter uma rotina bem estabelecida é necessário para todos os seres humanos. Quando a atividade está inserida no fluxo do dia a dia, é possível se acostumar mais rápido. Por isso, a frequência é importante para fazer com que eles ajudem sem que você se estresse por isso.
Determine dias e horários para que as atividades possam ser executadas. Sugerimos que tenha um quadro de planejamento semanal (é possível encontrar em diversos sites e papelarias) e colocá-lo em um local visível. Assim, fica mais fácil para eles acompanharem, inclusive toda a família.
– Reconheça a participação dele
Depois que todo o serviço estiver feito, é relevante valorizar a participação do seu filho de forma verbal. Agradeça pela ajuda e mostre a ele o quanto aquela tarefa executada foi importante para que a casa ficasse em ordem. Recompensá-lo com presentes pode não ser uma boa ideia, pois ele poderá realizar a atividade com um interesse e isso não é bom para o crescimento pessoal dele.
Agora que você conhece os benefícios do seu filho ajudar na limpeza doméstica, ponha o plano em ação e chame-o para começar as tarefas. Caso você precise de uma ajudinha com a limpeza de estofados, carpetes e tapetes, entre outros serviços, conte com a Safe Clean, que há mais de 10 anos possui experiência no mercado. Para conhecer todos os serviços, clique aqui. E se quiser solicitar um orçamento, basta acessar aqui.