Dicas para lidar com a queda de pelo do seu pet

Dicas para lidar com a queda de pelo do seu pet

É bem verdade que os animais de estimação dão muitas alegrias aos seus donos e, na mesma intensidade, soltam muitos pelos. Por toda a casa, estofados, tapetes, móveis e por onde passam. Basta um vento fraquinho para os pelos se espalharem. Impedir que eles caiam é uma tarefa árdua, mas a Safe Clean te mostra como é possível lidar com isso. Continue lendo!


Saúde humana X pelos dos animais

Ter um animalzinho de estimação é excelente para toda a família. Eles ensinam às crianças a terem mais responsabilidades, são companheiros fiéis e auxiliam, até mesmo, na redução dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Por isso, muitas pessoas optam por ter um pet em casa.

No entanto, a presença de pelos pode desencadear crises alérgicas por causa dos alérgenos, principalmente entre as crianças (clique aqui para saber mais). Diante disso, é fundamental identificar as causas e tratar para que ela diminua.


Por que caem pêlos dos animais?

A queda de pelos dos animais é algo normal. Assim como nos seres humanos, quando os pelos estão “velhos” o corpo elimina-os naturalmente para que outros cresçam no mesmo local.

Contudo, há duas épocas no ano em que os pelos dos pets caem mais do que o habitual: na primavera e no outono, que é quando o corpo se prepara para as mudanças de temperatura. Antes disso, no inverno, os pelos ficam mais curtos e juntos, servindo como um isolante térmico. Quando vai se aproximando do verão, esses pelos são eliminados para que outros mais finos e longos fiquem no lugar, fazendo com que animalzinho consiga se refrescar durante a estação mais quente do ano.



Como diminuir a queda de pelos?

Como citado anteriormente, essa é uma condição normal aos pets, mas alguns cuidados podem refletir na limpeza da sua casa. Veja as dicas:


1 – Atente-se à alimentação do seu pet

Através da alimentação equilibrada, os animaizinhos recebem todos os nutrientes necessários. Caso eles não estejam se alimentando bem, os pelos podem cair mais do que o normal. A água também é um fator importante, já que a desidratação poderá contribuir para a queda de pelos.


2 – Acabe com os parasitas

Pulgas, verminoses e demais parasitas provocam ferimentos na pele, provocando a queda excessiva dos pelos. Por isso, é fundamental estar com as consultas veterinárias em dias e prevenir as doenças.


3 – Mantenha os banhos e a escovação de pelos frequentes

Os banhos são essenciais para os animais. Através da higienização dos pelos e da pele, a gordura excessiva é retirada, fazendo com que bactérias não se proliferem nos pets. Para evitar infecções na pele, o banho deve acontecer de forma regular (indicados pelo veterinário) e com produtos adequados.

Além disso, a escovação dos pelos é primordial para retirar os que estão soltos e os que possivelmente cairiam no chão do seu lar. Dessa forma, eles ficarão agarrados na escova, podendo ser descartados no lixo.


A queda é algo comum, mas se ela se tornar excessiva, algo de errado está acontecendo. Qualquer dúvida, procure um veterinário.

Se você está sofrendo com os pelos caídos nos estofados, colchões, tapetes e carpetes, conte com a limpeza e impermeabilização profissional da Safe Clean! Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas para tratar o seu lar do jeitinho que ele merece.

Deixe um comentário