A empresa é um dos locais em que os colaboradores passam boa parte do dia. Por isso, é difícil não deixar de notar alguma sujeirinha por ali. Existem diversos benefícios de um ambiente organizado que influenciam no desempenho da companhia. Se pensarmos bem, vamos descobrir que um ambiente de trabalho desorganizado e sujo pode interferir no bem-estar, desempenho e saúde de todos.
Dessa forma, separamos sete (7) dicas para ter um local de trabalho mais higienizado, além de mostrar os benefícios de manter o ambiente limpo:
- Reorganize os documentos nas estantes
Documentos e arquivos guardados em estantes são acumuladores de poeira, muito prejudiciais à saúde. Mensalmente, verifique o que vai utilizar e o que não precisa mais. Muitas empresas hoje em dia estão digitalizando seus documentos e guardando em nuvem. Se ainda não for possível digitalizar a papelada, defina uma sala específica para guardar os arquivos e aspire o pó deste lugar todos os dias.
- Melhor conservação dos equipamentos e materiais Todas as máquinas, objetos e equipamentos têm um período de vida. Porém esse tempo pode ser estendido com o cuidado correto. Além disso, equipamentos sujos trabalham consumindo mais energia e isso implica em gastos para a empresa. Nesses casos, apenas a faxina diária não é o suficiente. É preciso manter uma periodicidade na limpeza profissional até que seja necessário realizar a substituição de peças.
Trabalhar com equipamentos e materiais em bom estado também é importante para trazer melhorias na performance da equipe.
- Manutenção da limpeza constante
Estofados, carpetes e ar-condicionado. Costumam serem perfeitos para a proliferação de ácaros, fungos, bactérias e até pragas! Não deixe seus colaboradores expostos ao perigo de adquirir doenças no ambiente de trabalho.
A cada 6 ou 12 meses é preciso fazer uma higienização profissional e dedetização do ambiente. Além disso, é aconselhável realizar a impermeabilização do tecido, pois evita surgimento de manchas e não trazem perigos de incêndio. Procurar por uma empresa confiável é importante. A Safe Clean só utiliza produtos autorizados pela Anvisa, que não causam danos ao ser humano.
- Todos participam da limpeza para um ambiente mais agradável
Não se deve pensar que a limpeza no ambiente de trabalho depende apenas da equipe de faxina. É responsabilidade de todos preservarem o patrimônio em que trabalham. Implantar uma nova política de comportamento pode ser necessário, como por exemplo, evitar comer dentro do escritório e definir um local específico para isso. Trazer lixeiras para as salas e incentivar a colocar papel dentro do lixo, principalmente nas do banheiro.
- Melhora nas relações interpessoais
O ambiente ao nosso redor impacta na nossa produtividade, sentimentos e por consequência, nas nossas relações interpessoais. Se o local está em péssimas condições, causando alergias, falta de ar e até medo por conta das pragas, com o tempo, a boa interação entre colaboradores deixa de ser natural e passa a ser forçada, até chegar à desmotivação total.
Os seres humanos são diferentes das máquinas. Os sentimentos negativos podem aflorar em atitudes negativas quando são postos em frente a situações difíceis. Em contrapartida, o ambiente profissional organizado faz o trabalhador estar motivado para executar suas tarefas e ser cordial com seus companheiros.
- Aumento da produtividade
Organização e limpeza andam juntas. Se as coisas não funcionam de maneira adequada, tudo fica mais caótico e aumentando o nível de estresse das pessoas. São fatores que contribuem para a queda do desempenho e produtividade dos colaboradores.
É preciso mostrar para a equipe os benefícios que a limpeza traz. Para que essa atitude seja mais eficaz, a inciativa de incentivo à organização deve partir sempre da empresa. Isso vai disseminar uma nova cultura na companhia, vai manter os ambientes organizados por mais tempo e surgirão mais funcionários proativos nesta questão.
- Conforto retém talentos
Um ambiente limpo é um ambiente bem-cuidado. Imagine que você trabalha dando tudo de si, todos os dias, em condições de trabalho péssimas. Você evita entrar no banheiro porque os colegas deixam tudo sujo e trabalha no calor porque o ar condicionado te deixa com a garganta inflamada. A primeira coisa a se pensar é: Posso conseguir algo melhor.
A valorização das pessoas também está ligada à forma como mantemos o ambiente organizado. Arrumamos a casa quando queremos receber bem alguém. Por isso, se você quiser reter talentos na sua empresa, pense no lugar que esse colaborador vai trabalhar todos os dias.