Quando estamos viajando, o quarto de hotel se torna nossa segunda casa. Por isso, o anfitrião deve se colocar no lugar do cliente para garantir segurança e saúde. O problema é que os funcionários responsáveis pela limpeza geralmente têm 20 minutos para realizar o serviço. Dessa forma, muitos locais passam despercebidos.
Se você é dono de hotel ou um cliente, é possível descobrir rapidamente se o quarto de hotel está realmente higienizado e seguro. Por isso, separamos sete (7) locais em que você pode procurar por problemas e suas respectivas soluções. Dê uma olhadinha:
1- SENTIU COMICHÃO? TALVEZ TENHAM PRAGAS NO COLCHÃO!
Por incrível que pareça este problema é mais comum do que se pensa. A falta de uma limpeza profissional no colchão influencia na reprodução de percevejos, bed bugs, ácaros e fungos. Estes invasores podem atrapalhar o sono, causar coceiras e prejudicar a saúde. Sempre verifique se o colchão foi aspirado corretamente, se não existem manchas escuras no tecido ou se bichinhos estranhos surgem do nada.
2- DÊ UMA OLHADA NA QUANTIDADE DE POEIRA DO AR CONDICIONADO.
Geralmente é um lugar que pouca gente para pra observar, mas em algumas regiões, é quase obrigatório ter um ar condicionado no quarto de hotel. Por isso, sempre verifique se não voa poeira ao ligar o aparelho. Além disso, toque na saída de ar com um papel ou pano seco e limpo, observe se o pano está sujo ou não.
Se sair sujo, o aparelho está precisando de uma limpeza. Na verdade, para estender a vida útil do aparelho e reduzir gastos com energia, é recomendável manutenção a cada seis (6) meses a um (1) ano e limpar o filtro todo mês.
3- PROCURE POR MANCHAS NOS LENCÓIS E ESTOFADOS.
Manchas nos lençóis e estofados são causados por infiltração de algum líquido que não foi secado corretamente. No caso do lençol, talvez a lavagem não seja boa o suficiente, nem trocam o lençol todos os dias. E sobre o colchão e estofados, passar o aspirador de pó todos os dias não vai resolver o problema, mas pode amenizar a proliferação de ácaros e fungos. Por isso, contratar uma equipe de limpeza profissional de estofados a cada seis (6) meses é essencial para manter a higiene do local.
4- O PÉ ESTÁ SUJANDO AO PISAR NO CARPETE OU TAPETE?
Se o pé está sujando muito ao pisar no carpete, tapete ou no piso, então tem alguma coisa errada. O objetivo do tapete pode ser para limpar a sujeira do sapato, enxugar os pés ao sair do banheiro ou ser puramente decorativo. Já o carpete, traz uma sensação de acolhimento, evita o contato com chão gelado e em alguns casos, raramente é aspirado todos os dias, pois esconde e acumula a sujeira. Mas todos devem estar limpos o suficiente para quaisquer umas dessas situações.
5- VEJA SE O ENCANAMENTO FUNCIONA ANTES DE ENTRAR NO QUARTO
Ninguém quer passar por transtornos na hora do banho. Por isso é essencial checar se os registros funcionam, se o ralo está sujo ou se as torneiras parecem encardidas e manchadas. Outra dica é checar se a banheira apresenta manchas ou sujeiras acumulada nos cantos ou ralo.
6- OBSERVE SE A BANDEJA E OS COPOS ESTÃO MANCHADOS OU EMPOEIRADOS
Se você percebeu que a bandeja e os copos estão manchados, então eles não foram limpos já tem algum tempo! Nunca utilize canecas, copos, taças e talheres sem observar estes detalhes.
7- O CONTROLE REMOTO SEMPRE É O MAIS SUJO!
O controle remoto sempre será o mais sujo porque raramente as pessoas prestam atenção em um objeto tão pequeno, diante da correria que é limpar um quarto de hotel. Por isso, sempre ande com álcool em gel, ou lenços humedecidos antes de usar o controle remoto ou do ar condicionado.