Em meio a um crise mundial, setores se reinventam e conseguem driblar desafios, conquistando novos públicos e mais lucro
O ano de 2020 tem sido desafiador para muitos empreendedores. A pandemia, provocada pelo Coronavírus, impactou drasticamente na economia mundial, fechando as portas de empresas ao redor do mundo, causando prejuízos e desemprego. A estimativa da Organização Internacional do Trabalho foi de um corte de 26 milhões empregos na América Latina.
Enquanto algumas empresas e negócios vivem um momento de recessão, outros caminham na contramão da crise, contabilizando novas contratações, expansão e lucros. Planejamento e reinvenção foram palavras decisivas para os negócios que conseguiram crescer durante a pandemia, impulsionados também pelos novos hábitos de consumo e convivência social.
Entre os mercados em expansão se destacam os serviços de alimentação, com foco no delivery, plataformas de trabalho remoto, aulas online, games, além do setor de limpeza e higienização. Os cuidados com a higiene pessoal e dos ambientes foi uma das maiores exigências da pandemia. Além de adotar hábitos como lavar as mãos constantemente e usar álcool em gel, a limpeza de superfícies e espaços compartilhados como sofá, colchões e bancos de carro se tornou fundamental para se proteger do vírus, especialmente com mais pessoas tendo que permanecer em casa.
MERCADO DE LIMPEZA CRESCEU MAIS DE 20% NA PANDEMIA
Serviços de limpeza foram caracterizados como essenciais, durante o período de isolamento social, por isso a atividade se manteve em funcionamento mesmo no Lockdown, fazendo com que o setor tivesse um crescimento significativo e esta alta ainda segue. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza e Saneamento, os negócios deste setor cresceram em mais de 20% durante a pandemia do novo Coronavírus. De acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), houve um crescimento generalizado do setor, tanto na prestação de serviços, com alta na demanda comercial, residencial e industrial.
Este crescimento também foi percebido pela Safe Clean Recife, franchising especializada em limpeza e impermeabilização de estofados. Para a empreendedora e gestora da empresa, Taciana Leão, o período tem sido de superação de desafios, novas estratégias e expansão. Taciana destaca um crescimento de 15% nos contratos nos últimos meses, o que fez surgir a necessidade de contratar mais profissionais para atender a nova demanda. Neste período, a Safe Clean também ampliou sua rede de licenciados, com unidades em dois estados do país: Goiás e Paraíba.
“A pandemia fez com que as pessoas se conscientizassem mais sobre a eficácia de uma rotina de limpeza doméstica e também dos estofados. Elas entenderam a necessidade da higienização dos espaços compartilhados, para se proteger de doenças e respiratórias e manter o ambiente agradável. Por isso acreditamos que esta é uma tendência que veio para ficar. Por outro lado, este tipo de negócio tem sido atraente para empreendedores e já estamos expandindo a franquia para duas novas regiões do país e contratando mais gente”, destaca a gestora.
A Safe Clean realiza os serviços de forma simples, rápida em residências ou empresas, cumprindo todos os protocolos de segurança, para garantir a proteção de colaboradores e consumidores. Em todos os procedimentos são utilizados produtos que eliminam diversos tipos de vírus, fungos e bactérias, sem danificar objetos e superfícies.