Para melhorar a boa aparência do móvel, a recomendação é manter a limpeza em dia. Mas conservar um estofado em boas condições não é uma tarefa simples, principalmente se estamos falando de algo grande como um sofá.
Infelizmente, poucos sabem sobre os perigos de lavar um sofá por conta própria.
Descubram agora quais são os perigos e qual a técnica mais recomendada para evitar danos no tecido e na espuma!
- Tempo de secagem
Optar pela lavagem do tecido e espuma do sofá não é uma boa ideia. A lavagem deixa o sofá encharcado, sendo necessários dias para estar completamente seco.
- Proliferação de fungos
Umidade em qualquer ambiente fechado com estofado é uma péssima ideia! Com a demora da secagem, fungos podem proliferar em todo o sofá e isso pode causar doenças respiratórias para as pessoas que frequentam esse ambiente.
- Manchas e Deformações
Não se deve encharcar a espuma do sofá, pois causa deformações no formato da peça. Além disso, lavar com água também pode ajudar no surgimento de marcas d’água que não saem com facilidade.
- Tipo de limpeza ideal
Todo estofado deve passar pelo processo de higienização profissional, pelo menos 1 vez no ano. Pois a limpeza realizada é profunda e remove até 99% da sujeira e dos micro-organismos prejudiciais à saúde, que se acumulam ao longo do ano, SEM prejudicar o tecido e a espuma do estofado.
A limpeza doméstica deve ser a seco, com o uso do aspirador de pó. Nunca utilize produtos químicos no tecido para não danificar a peça definitivamente.
RECOMENDAÇÃO:
A RECOMENDAÇÃO É buscar ajuda de profissionais em higienização de estofados. Geralmente uma equipe de profissionais vai até o cliente na data marcada e realiza o teste no tecido, para saber se o sofá está pronto para receber o processo de limpeza.
Além disso, você pode optar pela impermeabilização para evitar acidentes com líquidos e surgimento de manchas. Estes serviços podem gerar economia em longo prazo, uma vez que deixam o sofá com cara de novo.
Acesse nosso Instagram e fale conosco!