Alergias são reações inflamatórias que podem afetar todo o organismo. Coceiras, vermelhidão, inchaço, irritação e dores de cabeça são sintomas comuns de alergias que podem ser origem respiratória, sistêmicas ou cutâneas.
Você se encaixa nesse perfil? Se sim, compreenda como essas alergias funcionam e saiba o que é e como combater os alérgenos e aeroalérgenos. Continue lendo!
Sistema imunológico
O sistema imunológico protege o organismo contra possíveis infecções. Em outras palavras, quando um microrganismo adentra o organismo o sistema identifica esse patógeno e age defendendo o corpo com o propósito de combater a infecção.
Alérgenos e aeroalérgenos
As alergias são provocadas pelos alérgenos; já os aeroalérgenos estão presentes no ar, como o pólen. Quando eles entram em contato com o organismo, as células de defesa os identificam como prejudiciais. Quando isso acontece novamente, o sistema imunológico reage em excesso e provoca diversos sintomas alérgicos.
Como evitar o contato com aeroalérgenos?
Os mais conhecidos são ácaros, pólen e mofo. São eles que provocam a maioria das crises alérgicas, segundo os médicos. Isso porque eles surgem de forma fácil e rápida dentro das próprias casas. A umidade, falta de luz solar e a sujeira comum são ambientes onde eles se proliferam com facilidade. Por isso, a higienização de estofados, tapetes e todo tipo de tecido é fundamental que seja realizada com frequência.
Como deve ser realizada a limpeza para quem é alérgico?
– Arejar a casa
Uma solução simples mas que faz toda a diferença. Mantenha as janelas e portas abertas e deixe o ar circular pela casa, além do ambiente receber a luz do sol.
Isso fará com que fungos e bactérias não sejam formados, já que eles precisam de umidade para se propagar.
– Não acumule objetos
Quanto mais itens, mais acúmulo de sujeiras e microrganismos. Por isso, evite excessos. Tenha o essencial e guarde em locais fechados e secos como caixas e armários.
– Mantenha a casa limpa
Tapetes, carpetes e estofados acumulam poeira e sujeira do dia a dia. Faça a limpeza com aspirador de pó a fim de evitar os resíduos. Também não se esqueça das cortinas; para quem sofre com alergias, o ideal é que sejam persianas, mas caso as suas sejam de tecido, lave-as a cada 15 dias.
Limpeza profissional e impermeabilização
O aspirador de pó e o pano úmido não dão conta da limpeza profunda. Os microrganismos se instalam interiormente nas fibras. A limpeza caseira retira o superficial, já a profissional retira as mais profundas.
A Safe Clean conta com equipamentos de alta tecnologia que removem até mesmo alguns tipos de manchas. Além disso, os produtos utilizados e a execução da higienização são específicos para os tecidos.
A impermeabilização também é uma etapa importante, pois o estofado ficará protegido caso líquidos sejam derramados nele.
Esses procedimentos ajudam a aumentar a vida útil do tecido e mantém a cor por mais tempo e evitam a proliferação dos microorganismos.
Entre em contato agora mesmo com a Safe Clean e conheça todos os serviços disponíveis para a limpeza do seu lar! Clique aqui.